O BRCiclos – Instituto de Pesquisas Ambientais e Mobilidade Sustentável é uma ONG apoiada pelo Bicicreteiro.org, criada em 2017 e que tem como missão estimular o uso da bicicleta como meio de transportes, além de realizar estudos de mobilidade e ambientais, sempre usando a bicicleta como meio para obtenção de dados.

Entre vários projetos sociais, a grande novidade é que somos os organizadores oficiais do Pedal Anchieta 2019 e prometemos que trabalharemos com muito amor e dedicação para realizar não só o maior como o MELHOR evento ciclístico do mundo! Assista abaixo um vídeo onde nossos dirigentes tiram as dúvidas de vocês.

Abaixo relacionamos alguns dos projetos do BRCiclos:

1) Pedal Anchieta 2018

No ano de 2018, o Instituto BRCiclos participou como membro eleito do Ciclo-comitê Paulista, que entre outras coisas, apresentou propostas tanto para a criação do Ciclo-comitê, apresentou uma proposta para a consolidação da Rota Márcia Prado e pela figura do nosso presidente, foi um dos organizadores oficiais do evento de 2018.

2) Desafio Bicicletas ao Mar – DBM

O DBM já teve 9 edições, atendendo mais de 2 mil ciclistas. Um evento que tem como objetivo, capacitar ciclistas iniciantes para introduzi-los no mundo da bicicleta pela prática do Cicloturismo.

O DBM é um evento gratuito e atualmente estamos trabalhando para organizar a 10ª edição, sem data definida.

3) Consolidação da Rota Márcia Prado

O Instituto BRCiclos, em conjunto com a Ecovias, elaborou um estudo com uma proposta para a construção de uma rede com ciclovias e passarelas, junto a Rodovia dos Imigrantes (entre os kms 38 e 42), resolvendo o principal conflito para a consolidação da Rota Márcia Prado, rota cicloturística que liga as cidades de São Paulo e Santos.

Atualmente o projeto se encontra na Artesp, para aprovação de um aditamento de contrato junto a Ecovias que será responsável pela execução da obra.

4) Projeto Bike Viva

O Projeto Bike Viva tem como objetivo receber doações de bicicletas ou peças, recuperá-las usando mão de obra voluntária e doar para comunidades carentes. O projeto já organizou 3 edições da campanha “Bicicletas de Natal”, atendendo cerca de 400 crianças de comunidades do entorno da Rota Márcia Prado.

5) Projeto Brasil em Ciclos

O Projeto Brasil em Ciclos consiste numa expedição que irá percorrer cerca de 40 mil quilômetros por todo o Brasil, realizando diversos estudos ambientais, como medição da qualidade das águas dos nossos rios, do ar e medições do impacto que o aquecimento global tem em nosso país.

Também fará pesquisas de mobilidade, aferindo o comportamento dos motoristas brasileiros, com base nos dados de sensores que serão instalados nas bicicletas.

Atualmente esse projeto se encontra em fase de estudos e montagem dos equipamentos que farão a coleta dos dados. para a montagem dos equipamentos que serão instalados nas bi

O Instituto BRCiclos é uma associação sem fins lucrativos e sem apoio governamental. Caso você esteja interessado em colaborar com o instituto, entre em contato.